e suas etapas
Entenda o Steel Frame
Para melhorar ainda mais o desempenho do isolamento térmico e acústico pode ser acrescentado no sistema manta de lã mineral, que podem ser de vidro, PET ou de rocha. Elas possuem baixa condutividade térmica e elevado índice de absorção acústica garantindo conforto e gerando economia de energia, pois como a utilização de ar condicionado é menor, o faturamento da conta também diminui.
01
ENTENDA O ISOLAMENTO
02
Para o fechamento interno, os materiais mais usados são a placa OSB e a placa de gesso acartonado ST, já para para áreas úmidas a placa mais utilizada é a placa de gesso acartonado RU. No mercado temos outras opções de placas como a placa de gesso Performa e a placa Habito que possuem grande resistência e ótimo custo benefício.
03
O SISTEMA
Com o sistema em Steel Frame, sua obra terá uma infinidade de vantagens como a eficiência, durabilidade, fidelidade orçamentária, o aumento da qualidade de vida para sua família com o conforto que o sistema proporciona e a certeza de que sua construção não vai impactar negativamente o meio ambiente.
04
COMPOSIÇÃO DE LAJE
As lajes são estruturadas a partir de perfis com dimensões de alma de 200 mm ou com vigas treliçadas . Para a composição de laje deve ser considerada a estrutura mais a composição de laje escolhida.
COMPONENTES
TIPOS DE LAJE
Ela é composta pelo uso de placas estruturais de madeira parafusadas as vigas de piso, elas também podem desempenhar função de diafragma horizontal
LAJE SECA
No steel framing temos três opções mais utilizadas para laje, a laje seca, laje mista e a laje úmida. Nestas opções as mais utilizadas são a laje seca e a laje mista que são mais leves e de rápida instalação. Vamos conhecer cada tipo de laje:
Ela proporciona menor carga por peso próprio, uma construção sem utilização de água. Ideal para assentamento de pisos secos como tábuas corridas, piso vinílico, carpete e piso laminado.São indicadas para áreas secas de edificações, também não é indicado aplicação de pisos cerâmicos. Para a laje seca normalmente são utilizadas as placas OSB de 18mm ou o painel Wall de 23mm ou 40mm.Não há necessidade de aplicação de contrapiso, proporcionando maior velocidade de execução.
LAJE MISTA
É formada pela placa estrutural de madeira (geralmente utilizada a placa OSB), e para proteção da placa, é aplicada sobre ela uma camada de lâmina plástica
Sobre ele é aplicado um contrapiso de concreto com espessura de 3cm a 5cm, reforçada com tela soldada Q-61 (tela POP 3,7mm) e massa específica de 1800kg/m³, seguindo as recomendações para nivelamento e e inclinações indicadas no projeto.O contrapiso é a base para colocação do piso, além de diminuir a vibração e melhorar o conforto acústico.Nas lajes mistas, os painéis do pavimento superior podem ser montados diretamente sobre o OSB ou sobre o contrapiso.
LAJE ÚMIDA
Existe uma opção de laje que é utilizada em menor escala que é a laje úmida, chamada steel deck, em que é utilizado uma chapa metálica trapezoidal, que serve como uma “fôrma” para o concreto
Esta chapa é parafusada nas vigas de aço.O preenchimento destas chapas com o concreto é feito com uma camada de 4 a 6cm de concreto simples, que irá formar o contrapiso. Ela possui menor vibração, a possibilidade de impermeabilização e pode ser realizado o assentamento de piso cerâmico diretamente no contrapiso.